sexta-feira, 10 de junho de 2011

Erradicação da Aids

Juliana Acco*


ONU aprova acesso universal para tratamento do vírus até 2015 


Crédito: Divulgação

A cúpula sobre Aids da ONU chegou a um acordo para dar acesso a tratamento para 15 milhões de soropositivos nos países de recursos medianos e baixos em 2015, alcançando o acesso universal.

Os países ricos, fonte principal do financiamento na luta contra a Aids, aceitaram o compromisso, após discussões que duraram vários dias.


A declaração final da cúpula, que foi adotada nesta sexta-feira (10), estabelece o compromisso para "acelerar os esforços em cumprir o objetivo de um acesso universal ao tratamento antirretroviral" e chegar a "15 milhões de pessoas com HIV em 2015".

A declaração propõe, ainda, eliminar, até esse ano, o contágio vertical de mãe para filho na gestação e redobrar os esforços de prevenção nos setores sociais mais vulneráveis.


A cada ano, 1,8 milhão de pessoas morrem vítimas da Aids, doença que afeta 33 milhões de seres humanos no mundo, segundo números da ONU.

Na quarta-feira, dia de abertura da cúpula, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, estabeleceu um prazo de dez anos para erradicar a epidemia de Aids e pediu audácia para cumprir este objetivo.

Fonte: Folha de S.Paulo

*Aluna do VII nível de Jornalismo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário