quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A eterna briga com a balança

Giordana Pezzini*

Cientistas brasileiros apontam que trabalhadores noturnos podem sofrer com síndrome metabólica

Google Imagens
Se você é uma daquelas pessoas que troca o dia pela noite, mesmo sem querer, cuidado. Uma pesquisa feita por cientistas brasileiros revela que trabalhadores noturnos têm maiores chances de apresentar alterações em funções hormonais, o que pode deixá-los com uma predisposição a comer mais. Isso pode gerar uma síndrome metabólica, que é um conjunto de fatores de risco como por exemplo, hiperglicemia, hipertensão arterial, obesidade e aumento da circunferência da cintura.

Foto: Tatiane Santi
Pesquisas internacionais já mostravam dados de que quem trabalha a noite, é mais propenso a ganhar peso e apresentar doenças relacionadas a isso, associando o aumento do consumo de comida, mas de comidas mais calóricas.
No Brasil, a pesquisa foi coordenada por Bruno Geloneze Neto, da Faculdade de Medicina da Unicamp. “Nossa conclusão é que a função hormonal estomacal de regulação da saciação sofre alteração nas pessoas que trabalham à noite”, diz Geloneze.
Quando se fala em aumento de peso e até obesidade, devemos observar que cada caso é um caso, acontecem por motivos diferentes e tem tratamentos diferentes.







* Giordana Pezzini é aluno do curso de Jornalismo da UPF, VI Nível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário