sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Saúde e higiene representam 8% do consumo dos brasileiros em 2011

por André Luiz Tonon*
Um estudo do Projeto Farma/Cosméticos, divulgado nesta quinta-feira, 13 de outubro, mostrou que os gastos com saúde e higiene representam 8% do consumo dos brasileiros em 2011, número equivalente a R$ 187 bilhões. Desses gastos, 74% são destinados à  Saúde. Metade dessa fatia (cerca de R$ 69,8 bilhões) é puxada por medicamentos e a outra metade (cerca de R$ 68,4 bilhões) recai sobre todas as demais despesas, tais como planos de saúde, consultas médicas, tratamentos ambulatoriais, hospitalização, exames, cirurgias, etc.
    

A demanda por produtos e serviços de cuidados pessoais, de higiene e cosméticos, responde por 26%, ou seja, R$ 48,8 bilhões, em 2011. O estudo levou em conta a população urbana que representa 84% dos 192,4 milhões de brasileiros. Quem dá a informação é Marcos Pazzini, responsável pelo Projeto Farma/Cosméticos e diretor da IPC Marketing Editora.
   
No âmbito nacional, observa-se que a distribuição da fatia dos gastos com saúde equivalentes a R$ 68,4 bilhões tem maior influência sobre os planos de saúde (R$ 39,4 bilhões), consultas médicas (R$ 5,3 bilhões), consultas dentárias (R$ 6 bilhões), cirurgias (R$ 4,2 bilhões), exames (R$ 4,4 bilhões), tratamentos ambulatoriais (R$ 1,5 bilhão), hospitalizações (R$ 893,6 milhões), materiais para tratamentos (R$ 5,6 bilhões) e sucessivamente entre outros itens.
   
A relação de gastos por categoria econômica, avaliada juntamente ao IPC (índice de Potencialidade de Consumo), indica que a classe B lidera esse universo, absorvendo praticamente a metade dos gastos, ao desembolsar valores da ordem de R$ 34,5 bilhões. A classe C registra despesas de R$ 14,4 bilhões, enquanto as classes D e E respondem por R$ 1,6 bilhão e R$ 49,2 milhões respectivamente. A classe A participa com R$ 17,9 bilhões.
   
O estudo indica haver uma distância muito grande entre as regiões brasileiras, apontando para a concentração de consumo. No Sudeste, essa concentração é 30% superior a média nacional, e no Sul passa de 9%.  Nas outras três regiões  a concentração é inferior à média nacional: Norte apresenta 45% abaixo da média nacional, Nordeste 35%, e Centro-Oeste indica 5% abaixo da média nacional.
   
Higiene & Cosméticos

O universo de Higiene e Cosméticos, que representa um consumo expressivo da ordem de R$ 48,8 bilhões, indicando gastos de 45% com produtos de uso pessoal, 41% em perfumaria, 8% produtos para cabelos e 6% com sabonetes.  A classe B lidera o consumo (43,7%), seguida pela classe C (com 37,1%), e respectivamente as classes D, com 6% e E com 0,2%. A classe A responde por 13% do consumo deste item.

Medicamentos

Finalmente vale registrar que a demanda da população no consumo de medicamentos é significativa. A exemplo das demais análises, a classe B responde pela maior fatia dos gastos: 40,8%.  A classe C ascende a 39,4%, enquanto a classe A absorve 12,5% dos gastos.  Já o acesso das demais classes indica  7,% (D), e 0,2% (E), ou seja, gastam respectivamente R$ 5 bilhões e R$ 156 milhões, com medicamentos.

Fonte: Consumidor Moderno
*André Luiz Tonon é acadêmico de Jornalismo Online


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