sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Doenças mentais na terceira idade

Kaira Monteiro dos Santos*


Fonte: Google imagens

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE a população de idosos aumenta significativamente no Brasil, estes acima dos 65 anos. Idosos por natureza já são pessoas com limitações e em algumas vezes chegam a ser comparados as crianças. Este ciclo é um período normal na velhice e se distingue por mudanças físicas, psicológicas e mentais, mas nem sempre essas mudanças são características de doenças, em compensação existem alguns transtornos que são comuns em idosos como transtornos depressivos, cognitivos, fobias e transtornos por uso de álcool. Em contrapartida, idosos mostram riscos de suicídio, e também de desenvolver sintomas psiquiátricos, esses que são, na maioria, induzidos por medicamentos. Alguns destes transtornos mentais em idosos podem ser evitados, amenizados e em algumas vezes revertidos, para esclarecer esta situação é necessária uma avaliação médica individual em cada caso, analisando o quadro apresentado pelo idoso. Os fatores sociais e psicológicos de riscos também são predispostos aos idosos, transtornos mentais, incluindo fatores relacionados a perdas como autonomia, papel social, morte de parentes ou amigos próximos, decadência da saúde, solidão, limitação financeira, redução das funções cognitivas. Idosos também são alvejados por alguns transtornos psiquiátricos, os mais comuns são as demências do tipo vascular, o mau de Alzheimer, esquizofrenia e também transtornos depressivos, bipolaridade, delírios, ansiedade, transtornos somatoformes, alcoolismo e uso de outras substâncias.  Muitos familiares demoram a perceber os sintomas por achar que esses são “coisas normais da idade” e quando isso acontece o estado da doença já está avançado, por isso é necessário uma conscientização de toda a população de que a terceira idade ou velhice não é sinônimo de desarranjo mental e devem ser tratados o mais rapidamente possível.
As doenças tem sintomas distintos e também são classificadas em vários tipos de acordo com o quadro clínico, conheça um pouco das mais comuns e saiba reconhecer os sintomas desses problemas.


Fonte: Google imagens

DEMÊNCIA
Comprometimento cognitivo (capacidade em compreender, pensar logicamente, prejuízo da memória) geralmente progressivo e irreversível.

MAU DE ALZHEIMER
É o tipo mais comum de demência sendo mais frequentes em mulheres, tem como característica o declínio progressivo das funções como capacidade de compreensão, onde a memória é mais afetada.

DEMÊNCIA VASCULAR
É o segundo tipo mais comum, tem os mesmos sintomas do Alzheimer, mas pode ser prevenida, por meio da diminuição dos fatores de riscos, entre esses a hipertensão, diabete, tabagismo e arritmias.

ESQUIZOFRENIA
Tem início no final da adolescência e início da idade adulta, persistindo por toda a vida, acentua-se proporcionalmente com o envelhecimento. Tem como sintomas o retraimento social, comportamento excêntrico, pensamento ilógico, alucinações e afeto rígido.

DEPRESSÃO
A idade não é um fator de risco para essa doença, mas ser viúvo ou viúva e ter uma doença crônica estão associados com vulnerabilidade aos transtornos depressivos, seus sintomas redução da energia e concentração, problemas com o sono especialmente despertar precoce pela manhã e múltiplos despertares, diminuição do apetite, perda de peso e queixas somáticas (como dores pelo corpo).

TRANSTORNO BIPOLAR
Os sintomas em idosos incluem euforia, humor expansivo e irritável, necessidade de sono diminuída, fácil distração, impulsividade e frequentemente, consumo excessivo de álcool. Podendo existir comportamento hostil e desconfiado.

TRANSTORNOS SOMATOFORMES
Grupo de sintomas físicos (por exemplo dores, náuseas e tonturas) para os quais não pode ser encontrada uma explicação médica adequada e que são suficientemente sérios para causarem um sofrimento emocional ou prejuízo significativo à capacidade do paciente para funcionar em papéis sociais e ocupacionais.




* Kaira Monteiro dos Santos é aluna do Curso de Jornalismo da UPF, VII nível .

Nenhum comentário:

Postar um comentário