sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Doenças mentais e laborais no ambiente de trabalho


Kaira Monteiro dos Santos*
Èdson Coltz
Fonte: Google imagens

As doenças ocupacionais causam alterações na saúde do trabalhador e são causadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho, as quais são causadas por atividades laborais ou também as que não necessariamente são causadas pelo tipo de trabalho. No Brasil é significativo o número de afastamento do trabalho por males causado neste mesmo ambiente, muitas são as doenças ocupacionais que fazem com que o trabalhador tenha a necessidade de afastamento é equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios. Normalmente se adquire uma doença ocupacional quando o trabalhador é exposto acima do limite de horas permitidas por lei, mas também existem outros fatores como agentes químicos, físicos, biológicos, radioativos sem as devidas proteções necessárias em cada caso dependendo do nível de risco que está envolvido. Algumas medidas organizacionais ou mesmo administrativas, são usadas para reduzir os riscos, como o uso de máscaras, luvas e uniformes especiais ou mesmo apenas para evitar o contato de agentes nocivos.
Muitas dessas doenças são causadas por um fundo emocional e essas são as mais perigosas depois das deformações físicas, a mais comum é a depressão, onde o indivíduo não consegue desempenhar seu trabalho de maneira satisfatória, essa pode ser causada pela pressão psicológica para que a demanda de trabalho seja vencida. Existem alguns tratamentos para prevenir ou tratar essa situação.

Saiba onde encontrar auxílio psicológico gratuito

Além do ensino teórico, a Universidade tem como uma das funções ensinar a prática profissional aos seus acadêmicos. E por muitas vezes, essa prática pode estar aliada ao atendimento comunitário, justificando outra função de uma instituição de ensino superior filantrópica, como é o caso da Universidade de Passo Fundo, ajudar a transformar positivamente a sociedade onde está inserida.
Em Passo Fundo, os acadêmicos do Curso de Psicologia da UPF, auxiliados pelos professores, aprendem a profissão ajudando os portadores de algum tipo de transtorno mental, na Clínica Psicológica UPF, situada junto ao Hospital da Cidade.
Entre as atividades desenvolvidas pelo Setor de Psicologia está o pronto atendimento, que é destinado a todo o paciente que busca auxílio psicológico pela 1º vez. Os estagiários oferecem um acolhimento inicial ao paciente, para posterior encaminhamento.
Na Triagem é realizada uma avaliação das condições tanto psicológica como sociais do paciente, visando fazer uma adequação entre o diagnóstico e o tratamento.
Os tratamentos são desenvolvidos levando em consideração aspectos como idade. Há psicoterapia infantil, para adolescentes e adultos.
Como o trabalho está ligado à faculdade, mensalmente os alunos participantes da Clínica se reúnem para avaliar as ações já realizadas e compartilhar a aprendizagem. Para buscar ajuda você pode ligar para (54) 2103-3358.
A comunidade de Passo Fundo também pode procurar auxílio psicológico gratuito no Centro Comunitário de Saúde Mental (CCSM). O CCSM é uma instituição, sem fins lucrativos, mantida por uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo e a Secretaria Municipal de Saúde. São oferecidos serviços de saúde mental que focalizam tanto na prevenção e intervenção, como também, no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa nesse contexto.


Serviço:Centro Comunitário de Saúde Mental CCSM
Av Brasil, 748 s.17/18 Campus III
(54) 3 316-8517
contato:
ccsm@upf.tche.br  


Édson Coltz e Kaira Monteiro dos Santos, são alunos do curso de Jornalismo, VII nível


Édson Coltz*

Nenhum comentário:

Postar um comentário