quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Redes e Escritores


Franciele Demarchi*

Quando você acessa sua conta no Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social, já deve ter visto frases, citações e trechos de diversos autores publicados nos perfis.  

Citações viraram febre e todos os dias novos perfis fakes de personalidades da Literatura e da música, como Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Bob Marley, Renato Russo, entre outros, surgem. Perfis que são diariamente atualizados - além do número de seguidores e de pessoas que curtem crescer a cada dia.

"As redes sociais são uma forma de literatura, é uma nova forma de escrever, e você é obrigado a ser mais objetivo e sintético" comentou Paulo Coelho, em uma entrevista sobre as redes. O autor ainda revelou que não tem nenhum projeto de livro para 2012  e que tem usado o Twitter e o blog pessoal para escrever.

Ainda há escritores que resistem a entrar nessa comunicação de redes sociais. Um exemplo é a declaração que Sara Sheridan no site do jornal inglês “The Guardian”, “Me entristece ver esses escritores – comunicadores profissionais – ficarem distantes de um meio que clama por suas habilidades e que é, comprovadamente, a melhor forma de comunicação com os leitores”, escreveu ela.

Frases bonitas, que demostram sentimentos, elogiam, criticam ou que são indiretas são cada vez mais vistas nas redes sociais. Esse acesso gratuito e superficial aos escritores, que as redes sociais proporcionam, podem tornar os nomes conhecidos,. Mas é importante que uma frase não substitua uma boa leitura da obra completa do autor. 




*Franciele Demarchi é acadêmica do VI nível do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da UPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário