sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Consumismo cresce junto com o uso do cartão de crédito no Brasil

Débora Padilha de Oliveira*

Cartões de crédito, financiamentos, compras a prazo, cheque especial. São muitas as opções para quem quer comprar e não tem dinheiro em mãos. Com as facilidades de crédito, se torna muito mais fácil se render às tentações de consumo. Um estudo encomendado pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) ao Instituto Datafolha, mostra que a posse de cartões de crédito, aumentou de 68%, em 2008, para 72,4%, neste ano. A pesquisa concluiu que 72,4% da população possui algum tipo de cartão e que 54% do faturamento dos estabelecimentos comerciais vêm dos meios eletrônicos de pagamento.
Uso do cartão cresce nos estabelecimentos (Foto: Artur Calione)

A acadêmica de Ciências Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF), Patrícia Nascimento acredita que as facilidades de crédito oferecidas no mercado fazem com que os integrantes das classes B e C tenham cada vez mais acesso às compras e consequentemente ficam mais suscetíveis a dívidas. “Essa situação é um pouco preocupante, pois, nossa profissão é movida pela economia e com o crescimento das facilidades, crescem também as dívidas”, alerta. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo das famílias cresceu 1,0% no 2º trimestre.

O estudo, que ouviu consumidores e lojistas de 11 capitais brasileiras, mostra ainda que os itens mais adquiridos com cartões são roupas, calçados, jóias, bens duráveis para a casa e estadias de hotéis e pousadas. Em seguida, estão passagens para viagens, material para construção, combustível e produtos alimentícios. Já entre os artigos menos adquiridos estão jornais, revistas e livros; e gastos com lazer, educação, serviços médicos, clínicas e hospitais.


*Débora Padilha de Oliveira é aluna do curso de jornalismo da UPF, VI nível

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