terça-feira, 1 de novembro de 2011

Futebol também é pra mulheres

 *Tayná Biazus dos Santos

No último dia 25 foram anunciados pela FIFA   os concorrentes para o melhor jogador de futebol do mundo.


Durante muitos anos, o futebol foi considerado um esporte só para homens, por ser uma prática competitiva que exigia força e poder, enquanto isso, as mulheres por serem consideradas frágeis não competiam.


Os anos passaram e não somente o futebol, mas vários outros esportes tornaram-se praticas de homens e mulheres, fazendo com que homens tivessem sentimento de aversão às mulheres. Nos anos 60, mulheres queimaram seus sutiãs em protesto, surgindo assim, o feminismo. Assim, o futebol não é considerado somente um esporte masculino.


Neste ano de 2011, Marta Vieira da Silva,  a Marta, meia-atacante da seleção de futebol feminina está na lista para concorrer novamente ao prêmio de Melhor Jogador de Futebol do Mundo.


Ela já deixou para trás nomes famosos como Messi, Cristiano Ronaldo, Kaká, entre muitos outros. Não bastasse ser a melhor jogadora do mundo nos anos de 2006,2007,2008, 2009 e 2010, é essa mulher que está competindo pela sexta vez consecutiva a esse prêmio.





Marta está concorrendo com outras nove jogadoras, de países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e Suécia. No dia 1° de novembro a FIFA irá anunciar a lista dos dez concorrentes masculinos, para no dia 05 de dezembro, sair a lista dos seis jogadores ( entre homens e mulheres) para concorrer ao prêmio.

         Marta Vieira da Silva
           Créditos: onordeste.com


E quem um dia iria imaginar que o melhor jogador de futebol do mundo seria uma mulher?  




*Tayná Biazus dos Santos, aluna do curso de Jornalismo- UPF, XII nível

Nenhum comentário:

Postar um comentário