terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mulheres vs Homens


 *Tayná Biazus dos Santos




Para quem sempre achou (ou falou) que o sexo frágil são as mulheres, engana-se. Estudos comprovam que quando se relaciona fragilidade e mulheres, os homens acabam perdendo essa corrida.

Tudo começa no momento em que o “espermatozóide vencedor” fecunda o óvulo. Para cada 100 óvulos fecundados pelo cromossomo X, o feminino, existem 170 fecundados pelo cromossomo Y, o masculino. Em números, os homens estão à frente do considerado sexo frágil, porém, desses 170 apenas 105 homens nascem.

O motivo de esse número diminuir? Muitos deles não nascem. Grande parte não passa da fase do zigoto, e muitos outros são eliminados durante a gravidez, por aborto espontâneo.

É mais fácil para o corpo da mulher aceitar um feto feminino do que um masculino. Quando é gerado um homem, o cromossomo desse feto produz uma proteína que causa rejeição de órgãos pelo corpo feminino.

Agora, uma notícia um tanto constrangedora para muitos homens: até a oitava semana de gestação os fetos são idênticos, ou seja, você homem, um dia já foi mulher.

Quando se fala que o homem desenvolve-se diferentemente da mulher, é a mais pura verdade. Lise Eliot, é neurocientista da Universidade Rosalind Franklin, e explica que a vantagem do controle de inibição das meninas é a maior diferença entre os sexos, principalmente em idade dos 3 aos 13 anos. Exemplo disso é o modo como se comportam na escola. Enquanto as meninas estão quietas em seu canto, os meninos estão correndo, pela sala.

No Brasil, a desvantagens para os homens é tamanha. Cerca de 59% das mulheres  terminam o curso universitário, enquanto 40% dos homens largam em algum momento os estudos.

O psicólogo Philip Zimbardo, da Universidade de Stanford é um dos mais respeitados psicólogos do mundo. Estuda o papel dos gêneros desde 1950 e afirma que grande parte desses homens estão “ferrando” com a sociedade. Não estudam, não mantém relacionamento estável, preferem videogames e filmes pornô. Agora fica mais claro pra entender o porquê as mulheres estão virando verdadeiras líderes?

As mulheres quando bem sucedidas são vistas com outros olhos (invejáveis, ciumentas) pelas pessoas, seja qual for o sexo, e os homens bem sucedidos são vistos com admiração.

Por essas e outras, que não há igualdade entre os sexos. Os homens são muito mais valorizados que as mulheres, e isso nota-se também pela diferença de salário que cada um recebe, mesmo ocupando mesmas posições no emprego.


Porém, mulheres, quando ouvirem de alguém que este é o sexo que fala pelos cotovelos, não se deixem abalar. De acordo com a revista Science, nesse assunto, os sexos se igualam, e isso, quem diz são as pesquisas.


*Tayná Biazus dos Santos, aluna do curso de Jornalismo- UPF, XII nível


Nenhum comentário:

Postar um comentário