*Cris Jaqueline da Rosa
Pesquisadores noruegueses deixaram muitos brasileiros em alerta nesta sexta-feira, dia 04, principalmente os gaúchos acostumados com a carne bem passada. Conforme divulgou o site de notícias Terra, numa pesquisa realizada por cientistas do Instituto Norueguês de Saúde Pública, foi contatado que a carne bem cozida pode dobrar o risco de câncer.
Stock photos |
Os cientistas revelaram que o motivo seriam as mutações genéticas que aparecem nos alimentos, devido o calor. Outro fator seria a transformação que as enzimas sulfotransferases, presentes em nosso organismo, fazem com os alimentos, modificando as substâncias que causam menos danos à saúde.
A notícia foi bem recebida pelo estudante gaúcho, Gustavo Nunes, de 27 anos, que diz que gosta muito da carne mal passada. “A carne mal passada é uma tradição no Rio Grande do Sul, ao contrário do churrasco de paulista ou carioca, que não estão acostumados a carne mal passada. O que não quer dizer crua, mas bem temperada e no ponto. Então prefiro a mal passada.”, declara Nunes.
Para a realização da pesquisa, os cientistas utilizaram ratos nos testes. Eles teriam descoberto que o risco de ter câncer no intestino, ao ingerir carne bem passada, pode aumentar de 31 para 80%.
*Cris Jaqueline da Rosa é acadêmica do Curso de Jornalismo, VII nível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário