sexta-feira, 10 de junho de 2011

Hipertensão arterial em mulheres


Créditos: Divulgação
Chantéle Fiuza Gaspar*

A preocupação com a hipertensão arterial, em mulheres que trabalham fora de casa, está cada vez maior e, por esse motivo, a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) fez uma pesquisa com mulheres em situação de risco.


Essa pesquisa foi realizada com 1.819 mulheres, por meio da qual foi constatado que raça, idade, renda, estado civil, número de filhos e apoio social no trabalho são fatores que interferem na prevalência de hipertensão arterial em mulheres.


As entrevistas visam classificar o perfil do trabalho dessas mulheres, que pode ser de grande ou pequena demanda psicológica. A pesquisa identificou que 21% das mulheres entrevistadas eram hipertensas, porém o que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o grande número de mulheres que não praticavam atividade física, consumiam álcool de forma moderada ou alta, fumavam e que possuíam sobrepeso, nesse grupo.


Outros fatores que também causam interferência na hipertensão arterial feminina são a ocupação, o local de trabalho e o tempo desempenhando a mesma função.


Todos esses fatores foram determinantes para estudos que têm como objetivo prevenir a hipertensão arterial em mulheres, principalmente nas que trabalham fora de sua residência.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a3268471.xml&channel=13&tipo=1&section=Geral


*Aluna do VII Nível de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário