sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Tecnologia já possibilita empréstimo de livros digitais


Jamile Trichês*

Os E-books vêm ganhando espaço significativo, conquistando todos os que apreciam uma boa leitura.  
No início deste mês, a Amazon lançou uma grande novidade para os adeptos desta tecnologia: Uma biblioteca digital, através da qual, usuários de Kindle podem fazer empréstimos de mais de 5.000 títulos digitais. Dentre as obras disponíveis, ao menos 100 fazem parte da lista dos melhores do jornal americano, The New York Times. Para utilizar o serviço, o usuário precisar se tornar um assinante. O valor do pacote é de 79 dólares por ano. Não há limite de tempo para permanecer com o e-book no dispositivo, mas somente será possível emprestar um livro de cada vez e um título por mês. 

Foto: reprodução Amazon
Russ Grandinetti, vice-presidente para conteúdo no Kindle afirmou, durante a apresentação do produto, que o Kindle Owners’ Lending Library é um ótimo benefício para os donos do leitor digital e uma incrível oportunidade para os autores e editoras. "Com o lançamento esperamos atingir três resultados imediatos: as pessoas lerão mais, a receita das editoras irá aumentar e os autores receberão mais por conta dos royalties", colocou.  

Ao menos no início, o recurso de empréstimo só estará disponível nos Estados Unidos. Entre os títulos da biblioteca da Amazon estão Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game e The Big Short and Liars’ Poker, ambos de Michael Lewis, The Hunger Games, de Suzanne Collins, e Water for Elephants, de Sara Gruen.

O novo programa só poderá ser acessado através do Kindle. Isso significa que não será possível emprestar livros por meio de aplicativos para iPhone, iPad, Android ou PC, o que é realmente uma pena, visto que são alguns dos aparelhos mais procurados pelos consumidores. 


*Jamile Trichês é acadêmica do VI nível do curso de Jornalismo da UPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário