quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Caps: mais de 1.500 unidades em todo o Brasil


      * Tatiane Santi



Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) foram criados após uma reforma do sistema psiquiátrico brasileiro. A função dos Caps é prestar atendimento a pessoas com grave sofrimento psíquico, diminuindo e evitando internações psiquiátricas, e articular-se com a rede de serviços da comunidade favorecendo a reinserção delas a este espaço. Nos últimos quatro anos, 6.832 leitos de hospitais psiquiátricos foram eliminados. Em 2010 ainda havia 32.735 desses leitos ativos.


Hoje existem em todo Brasil 1.620 Caps, que oferecem tratamento multidisciplinar com psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, clínicos gerais e terapeutas ocupacionais. Para casos de dependência química e de álcool e atendimento infantil, há Caps especializados.


 Pacientes do Caps em São Paulo têm instrução de computação e desenho. (Foto: Giovana Sanchez/G1)


Caps em Passo Fundo        
O serviço público atende cidadãos de Passo Fundo e microrregião, acima de 18 anos, em sofrimento psíquico grave: psicoses, neuroses graves, quadros que demonstram situação de fragilidade psicossocial, cuja severidade e persistência justifiquem permanência num serviço de cuidado intensivo.  Seu objetivo principal é reduzir a necessidade de internações psiquiátricas, e trabalhar no sentido da reintegração social, baseado nos princípios da Reforma Psiquiátrica, e com papel relevante na construção da Rede de Saúde Mental do município.


A equipe interdisciplinar conta com profissionais de psicologia, enfermagem, psiquiatria, terapia ocupacional, nutrição, pedagogia, serviço social, monitores de atividades, onde o espaço de reunião de equipe e o diálogo cotidiano são muito importantes.

Como utilizar os serviços do Caps?  
O plantão semanal de acolhimento é realizado às sextas-feiras pela manhã. É  feita uma avaliação multiprofissional, com objetivo de prestar a primeira escuta e orientação às pessoas com encaminhamento da rede de saúde. Se houver necessidade de atendimento, a equipe elabora o plano terapêutico individual de cada usuário, integrando-o às atividades desenvolvidas na Caps.

Que atividades são desenvolvidas?
- atendimentos individuais e em grupo para usuários e familiares;
- oficinas terapêuticas (higiene e beleza, culinária, artesanato, expressão criativa e literária);
- atividades educativas, culturais e recreativas, assembléias, participações em feiras e passeios;
- visitas domiciliares;
- dispensação e orientação medicamentosa;
- encaminhamentos, interconsultas, inserção em cursos;
- sensibilização e capacitação da rede de saúde.



Serviço:
Centro de Atenção Psicossocial - Passo Fundo 
Rua Paissandu, 2131
Telefone: (54) 3314-5276



Tatiane Santi é acadêmica do 6º semestre do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da UPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário