quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Crianças e suas “impressões digitais”

*Suelen Boeira
Está cada vez mais explícita a preferência das crianças por computadores, celulares e aparelhos tecnológicos super modernos. A consequência disso é a precariedade da leitura. Esse leque de opções faz com que os leitores infantis frequentem cada vez menos uma biblioteca e acabem optando por abrir mão do hábito da leitura.

Foto: Google Imagens.
É preocupante e animador. Mas as pesquisas mostram que crianças de todas as partes do mundo vem deixando os livros de lado e interagindo cada vez mais no meio tecnológico. Hoje em dia é comum ver os pequenos com celulares nas mãos em lugares públicos, o que deve ser monitorado pelos pais, já que, os aparelhos servem como uma forma de proteção e perigo ao mesmo tempo. A maioria dos responsáveis prefere que os filhos tenham celular como meio de defesa, caso sintam-se ameaçados. Porém, nem todos estão aptos a utilizar o aparelho e podem acabar sendo alvo de marginais.

Quando questionadas sobre o que gostam de fazer nas horas vagas, ou sobre o que gostariam de ganhar de presente, a opinião das crianças é praticamente unânime. E não é difícil entender o porquê, tendo em vista que as novas tecnologias proporcionam infinitos métodos de distração e divertimento, inovando de uma maneira cada vez mais acelerada e fazendo com que os livros sejam esquecidos nas prateleiras, acumulando pó sob o conhecimento. 



Leia mais.

*Suelen Boeira é acadêmica do VI nível do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da UPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário