quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ficção Científica

*Gabriela Goulart, acadêmica de Jornalismo, VII nível


É um "gênero" literário, na verdade uma característica que pode haver nas estórias fictícias e fantásticas, mas cuja fantasia propõe-se a ser plausível, quer em uma época e local distante ou próximo, ou mesmo no aqui e agora.

A ficção tenta convencer seu público de que as idéias que apresenta podem não ser possíveis no contexto atual, mas poderiam ser, valendo-se de uma explicação científica ou pelo menos racional. É diferente da Ficção Fantástica onde a preocupação de afirmar a viabilidade real de seus acontecimentos não ocorre, ou ocorre de forma não racional.

Nestes contextos entram: ambientação Futura; Inteligências não humanas: extraterrestres, Intraterrestres, Interdimensionais etc; Inteligências Humanas: Gênios e Cientistas; e Fenômenos Desconhecidos.

Se for realizada uma pesquisa aleatória, poucas pessoas assumem esse como seu gênero favorito, não obstante este é com certeza o gênero cinematográfico mais bem sucedido do mundo. Entre os sucessos de bilheteria de Hollywood até o ano 2000 pelo menos, apenas alguns sucessos como Titanic e Forest Gump, escaparam do gênero fantástico, mas a maioria é de Ficção Científica, Star Wars, Independence Day, ET, Batman e etc.

A ficção é um gênero aberto a ousadias intelectuais.

Fonte: Blog RX.PRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário