sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Fanatismo e a Rivalidade de um Grenal

Filippe de Oliveira*

Já está mais do que provado que a rivalidade e a paixão dos torcedores pelos seus times no futebol brasileiro crescem a cada nova partida. No Rio Grande do Sul não é diferente, talvez seja até mais evidente O clássico Grenal faz acender, a cada novo jogo, a chama da disputa e da competição entre as duas equipes gaúchas, reforçada sempre pelas torcidas organizadas e pelos fanáticos do futebol, que fazem de tudo para acompanhar seu time de coração.

No último clássico de número 387, foram os colorados que puderam sentir o gosto da vitória durante a conquista do Gauchão 2011 na casa do rival. O Inter tinha perdido no Beira-rio o primeiro jogo por 3x2 e precisava ganhar por dois gols de diferença ou mais. Tudo estava contra o Internacional, já que a decisão era no Olímpico e a torcida tricolor estava em peso apoiando o Grêmio.

Todo Grenal é imprevisível e a emoção é constante. Nesse não podia ser de outra forma. O Inter de Falcão venceu nos pênaltis por 5x4 após ganhar a partida por 3x2 nos 90 minutos. O resultado foi o mesmo do primeiro jogo, deixando tudo igual para a dupla. 

Veja no vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=BQSoq9bn-a0), disponibilizado por Soccer Brazil, os melhores momentos da decisão do campeonato.

Em relação ao número de torcedores gremistas e colorados, a torcida tricolor sai na frente. Segundo o último ranking da FIFA, divulgado em março deste ano, com a lista das 10 maiores torcidas do Brasil, o Grêmio Futebol Portoalegrense está na 7ª posição com 6,4 milhões de torcedores, e o Sport Clube Internacional se encontra no 9º lugar com um total de 4,7 milhões de torcedores. Liderando a lista, o Flamengo aparece com 33 milhões. Se houvesse um ranking das maiores torcidas do mundo, a torcida brasileira seria a primeira na lista.

De acordo com o site oficial  a seleção brasileira é o 3° melhor time do mundo, sendo superada por Holanda, vice-campeã mundial e Espanha, atual campeã do mundo. 

O fanatismo e o amor que os torcedores têm pelo Grêmio e pelo Inter é visível a cada decisão. Nas vitórias e nas derrotas eles sempre estão apoiando o seu time. Isso pode ser sempre notado nas músicas que os colorados cantam: "Inter, estaremos contigo, tu és minha paixão. Não importa o que digam. Sempre levarei comigo.” E nas músicas dos gremistas “Fui numa festa na Geral do Grêmio. É lá que rola a festa sim senhor. Rapaziada é puro sentimento. A que mais canta pelo tricolor”.

Fontes:




*Aluno doVII nível de jornalismo On-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário