sexta-feira, 10 de junho de 2011

Segunda vítima por Gripe A é confirmada no estado

*Mariana Fontanive

No ano passado, não foi confirmado nenhum caso da doença no RS
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a segunda morte em decorrência do H1N1 no Rio Grande do Sul. A vítima fatal é um homem de 71 anos residente em Bagé. Ele internou na Santa Casa do município no dia 03 de junho e foi transferido para a UTI, no dia seguinte, falecendo ontem. Na segunda-feira, 06 de junho, uma mulher de 48 anos, que morava em Anta Gorda, faleceu na UTI do Hospital de Caridade de Três Passos.

Até agora, foram notificados 87 casos suspeitos da doença, com quatro confirmados e duas mortes. Os outros casos confirmados são de uma gestante de 21 anos, internada em São Gabriel e de uma criança de um ano, de Camaquã, que já teve alta hospitalar. Nenhum dos pacientes que teve a doença fez a vacina.

Em Passo Fundo os dois casos suspeitos de gripe A deram negativos. Os dois bebês que estão internados no Hospital São Vicente de Paulo não estão com gripe. O resultado foi divulgado no final da tarde de ontem, 09 de junho, pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital. As amostras coletadas dos bebês de dois e sete meses foram analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

Controle

Para discutir a situação atual e as medidas adicionais para o enfrentamento da gripe A, o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni está convocando, para segunda-feira, 13 de junho, uma reunião extraordinária do Comitê Estadual de Enfrentamento da Influenza A H1N1.

As vítimas de 2009

No ano passado, o Estado não teve casos. Nesse período, 45% da população foi vacinada. Em 2009 a primeira onda de gripe A que abalou o estado deixou 297 vítimas e 3.544 casos confirmados no Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo, 36 pessoas morreram.

Termina estoque de vacinas para gripe A em Passo Fundo

Cerca de 33 mil doses da vacina, destinadas para os grupos de risco de Passo Fundo, acabaram. Com a demanda desses últimos dois dias, ontem (09/06) foram aplicadas as últimas 300 doses. O município já atingiu a meta de vacinar no mínimo 80% da população considerada de risco.

Gripe A H1 N1

Para quem deseja obter mais informações sobre a gripe A H1 N1 este site apresenta um panorama completo e atualizado sobre a Gripe no Brasil. Além disso, é possível o envio de dúvidas sobre a doença, conhecer os sintomas para, a partir disso, saber se você pertence ao grupo de risco.
*Aluna do VII nível de Jornalismo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário