quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Folha digital

Franciele Demarchi*

Um novo mundo onde a folha de papel está em segundo plano, e entrando nesse contexto surgem novos segmentos para a leitura, entre eles esta o ebook, uma abreviação de ‘eletronic book’ ou ‘livro eletrônico’. A diferença mais notável entre o ebook e os livros é, justamente, a digitalização. Livros em formato digital, não mais em folhas de papel.

O livro em ebook pode ser lido na tela de um computador, de um laptop, ou de aparelhos, próprios para o eBook Reader. Os dois padrões de ebooks mais conhecidos são o Adobe Reader, da empresa ADOBE que é o formato utilizado nos ebooks ABC-COMMERCE, e o Microsoft Reader da Microsoft.

Apesar de ter esta dimensão digital, o ebook, assim como os livros tradicionais, são protegidos pelas leis de direitos autorais. Assim eles não podem ser alterados, plagiados ou comercializados sem a autorização do autor.

Por ser de forma digital, a principal vantagem do ebook é a portabilidade, a rapidez para transmissão rápida por meio da Internet,. Outra vantagem é o preço, como seu custo de produção e de entrega é baixo, um ebook pode custar quase 50% menos que um livro impresso.

Mas relacionando sustentabilidade entre os livros e o ebook, temos vantagens e desvantagens de ambos os lados. Veja no video a seguir:


Fonte: TecMundoYouTube


*Franciele Demarchi é acadêmica do VI nível do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da UPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário