Cassiane Seben*
A lousa digital interativa é um recurso multimídia criado para que os professores tornem as aulas mais dinâmicas e interessantes. E está se tornando realidade nas escolas da região. Na cidade de Carazinho, foram adquiridas sete lousas, que já estarão a disposição dos alunos do ensino público municipal no primeiro semestre do próximo ano.
Fonte: google imagens - Exemplo de lousa interativa |
O secretário de Educação e Cultura de Carazinho, Jairo Martins, conta que a novidade está sendo muito bem aceita por professores e alunos.“Já estamos fazendo experimentações pois é algo novo, tanto para os alunos quanto professores, que terão que aprender a manusear os equipamentos. Mas o resultado está sendo ótimo. As crianças ficam impressionadas ao ver tudo o que a tela pode fazer”, comenta.
Utilizando uma caneta especial pode-se escrever na tela e operar qualquer software que esteja em funcionamento, fazendo com que o professor possa atribuir anotações sobre tudo o que estiver sendo projetado, capturar exemplos na Internet, mostrar imagens e vídeos, realizar experimentos simulados e muito mais.
Martins ainda acrescenta que essa inovação vai incentivar as crianças ao estudo. “Acreditamos que essa é mais uma forma de incentivarmos os estudos e a leitura às crianças. Hoje eles têm tecnologia por toda a sua volta. É importante que o aprendizado também utilize essa ferramenta como formula de estímulo”, destaca.
Confira ainda um vídeo que fala da tecnologia da lousa interativa:
*Cassiane Seben é aluna do VII nível de Jornalismo da UPF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário